Faceirice

Faceirice faz parte da natureza da mulher. Ser faceira é querer estar bonita.
Ser bonita não é necessariamente estar na última moda, ser super sexy, ser candidata a miss ou super sofisticada.. A beleza pode estar em algum detalhe, num certo modo de sorrir, num olhar, num jeito de falar. Ser bonita é estar bem consigo mesma, é se cuidar, cuidar da pele, do corpo, dos cabelos... Ser bonita é se gostar.
Ser bonita é simplesmente ser.

Não pretendo falar sobre moda, pois disto eu não entendo, apenas mostrar, do meu jeito, essa faceirice, que sempre existiu desde o princípio dos tempos, em todos os lugares e entre todos os povos, independente de sexo, raça e classe social..

CRIADO EM 21 DE ABRIL DE 2009

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domingo, 31 de maio de 2009

Pura sedução

Pura sedução!

Vermelho, símbolo da paixão, do fogo e do amor ardente.







Obras de Miguel Dominguez

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sexta-feira, 29 de maio de 2009

Uma mulher suada



Desde a Antiguidade que as pessoas se preocupam com o cheiro do suor. Os Egípcios já fabricavam seus desodorantes e as mulheres guardavam pedaços de Mirra entre os seios para que exalasse seu aroma refrescante e antsséptico.


P.S. A propaganda não sei precisar a data, mas como é um produto aprovado pelo Dr. Miguel Couto, vou ter que procurar pela sua biografia.

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terça-feira, 26 de maio de 2009

COMO ESCOLHER O PERFUME CERTO



Sensual, forte, enigmático, surpreendente, marcante. Estes são alguns dos atributos que definem marcas de perfume, que desde as mais antigas civilizações são usados como arma de sedução para as mulheres.

Depois da toalete, o cabelo, a maquiagem, falta um último gesto à mulher: o ato de se perfumar, a nota final de sua personalidade.

Mas sabemos que, hoje em dia o perfume não é privilégio das mulheres, os homens há muito já se renderam aos seus encantos e o usam com a mesma desenvoltura.
Bem escolhidos, os perfumes podem tornar-se aliados na busca do sucesso e do magnetismo pessoal.
A escolha de um perfume exige intuição e sensibilidade. É uma atitude absolutamente pessoal e intransferível, que vai muito além de abrir os frascos e cheirá-lo. Em primeiro lugar é preciso saber se o perfume combina com a pele de quem o usa, pois as fragrâncias reagem de forma diferente em cada tipo de pele, dependendo da oleosidade, pH e transpiração.
Quanto mais oleosa a pele, mais retém a fragrância. Também a intensidade e as substâncias liberadas na transpiração podem afetar o efeito da fragrância.
Portanto a maneira mais certa de escolher um perfume é: experimentando.

- Experimente no máximo três fragrâncias num dia;
- Quando sair para comprar perfume, o ideal é não usar nenhuma fragrância,para não haver interferência;
- Para uma primeira seleção, experimentar os aromas naquelas tiras de papel disponíveis nos pontos de venda;
- Após essa escolha, experimentar na pele;
- Borrifar ou passar levemente o perfume na parte interna do pulso e esperar dois minutos. Então sentir o aroma da nota alta ou de cabeça.
- Tentar envolver-se com o caráter do perfume. Fechar os olhos e procurar sentir as notas de madeira, cítricas ou florais.
- Cerca de meia hora depois da aplicação, sentir novamente o perfume e, procurar perceber as notas intermediárias.
- Duas horas depois, tornar a sentir e procurar perceber as notas básicas, de fundo.
- E se ainda estiver fascinado por ele, então pode-se pensar em comprá-lo e usar.

Sempre que puder, é bom experimentar um novo perfume. É um passatempo agradável e curioso, que nos fará descobrir o perfume que combina com a nossa pele e a nossa personalidade.

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domingo, 24 de maio de 2009

Perfume



“O prazer do perfume está entre as mais elegantes e também mais respeitáveis satisfações da vida” ( (Plínio, século I)


Os perfumes, atravessam a noite dos tempos, desde as mais antigas civilizações, servindo tanto para atrair e agradar aos deuses, como para envolver os amantes em uma aura de magia e sedução. Para nos trazer, à lembrança, lugares, pessoas e situações, para nos dar a sensação de harmonia ou para nos tornar mais atraentes.
Foi queimando certas madeiras e resinas que o homem primitivo descobriu o perfume. Daí a origem do nome, que vem de pro fumo (através da fumaça). A ligação com o sagrado das substâncias aromáticas incitou a curiosidade dos povos da Antigüidade, que logo saíram à procura de essências raras para agradar aos deuses. E nesse ambiente de êxtase e magia foram descobertos outros prazeres sensuais.
As mãos da deusa mulher ungiam o corpo de seus favoritos com pomadas delicadas, exalando a rosas, tuberosas, íris e sândalo, transformando os elementos sacros em profanos elixir do amor.
Cleópatra, para conquistar Marco Antônio, usou em seu barco um perfume indescritivelmente rico, exalado de inúmeros incensórios. Além disso, num dos banquetes oferecidos a Marco Antônio, ela encheu a sala com rosas numa altura de um pé e meio, e também o seu leito para o amor era coberto com pétalas de rosas.
Em 1580 - com a Renascença na Europa, cresce o desenvolvimento da perfumaria.
Em 1665 - surge a primeira fábrica de vidro para perfumaria na França, a Saint Gobain, em atividade até os dias de hoje.
Em 1700 - já existe 300 fabricantes de perfume e 2.000 lojas na Europa.
Em 1714 – surge em Colônia, na Alemanha, a primeira água de colônia que tem o seu nome por causa do nome da cidade.
Em torno de 1750 - Madame Pompadour, amante do rei Luís XV, usa o seu poder para influenciar a corte de Versailhes ajudando a popularizar o banho. Ela gastava horas no toalete, banhava-se com sabonetes de lavanda e outras flores com um toque herbáceo. Usava para os penteados, pomadas perfumadas. Espalhava em seus aposentos, incensários e recipientes de porcelana para poutpourris, enriquecidos de especiarias.
Em 1790 – Mulhens cria a água de colônia 4711 que tem esse nome por causa do número de sua casa.
Em 1800 – as cidades de Grasse e Paris ganham reputação na produção de perfumes.
Em 1830 – descobre-se o processo de extração química dos óleos essenciais.
A partir desta época a perfumaria tomou grande vulto no mundo ocidental, propiciando o aparecimento de grande perfumistas e criação de grandes marcas
Em 1861 – Guerlain cria a Eau Imperiale para a imperatriz Eugênia, uma mistura de notas cítricas e lavanda.
Em 1868 – Os cheiros naturais foram sintetizados pela química.
Em 1882 - foi lançado o perfume Fougére Royale (Houbigan);
Em 1889 - Guerlain cria o Jicky, com essências de íris, bergamota e lavanda, moderno e apresentado num elegante frasco de cristal Baccarat.
Em 1910 - Coty era o mais chic e famoso perfumista de Paris.
Em 1926 - Foi criado o Chanel nº 5, à base de aldeído, que combina rosa, jasmim e vetiver, entre outras flores, que é sucesso até os dias de hoje.

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sábado, 23 de maio de 2009

Vestido de Flores




Vestido de Flores

Rosa Clement


Estava na vitrine esse vestido,
talhado em um perfeito manequim
bem justo em flores bege de cetim,
sonhado pelo corpo bem nutrido.

Dos meus tantos, seria o mais querido,
o que mais teria o cheiro de jasmim.
Iria com meus brincos cor marfim;
para o meu bem seria o escolhido.

Mas eu não tenho vida de artista,
nem minhas curvas foram as pensadas
para encaixar no traço do estilista.

Pagaria por tal vestido à vista,
mas estas gordurinhas sempre amadas
não cabem nessa moda consumista.



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quinta-feira, 21 de maio de 2009

Beleza Natural



Jovem Bassari.
Beleza realçada por lindos colares de sementes, coloridos. Argolas em volta da orelha e trancinhas nos cabelos...



Os Bassari vivem no oeste da África, no Senegal. A maioria vivem em aldeias distribuídas em uma grande área, na região de Tambacounda. Lá existe mais de cem aldeias desse grupo étnico. Ficam a uma distância de 15 a 40 Km uma das outras e o meio de transporte mais comum é a bicicleta e a caminhada.
É uma sociedade hierarquicamente organizada, com uma eduação diferenciada para homens e mulheres em todos os níveis sociais. O conhecimento é adquirido através de uma vivência comunitária, controlada pelos mais velhos.

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domingo, 17 de maio de 2009

Uma Mulher Bonita


Uma mulher bonita é como uma fruta madura:

deve-se comer sempre que possível

para que ela não se perca em seu explendor

ou alguém que não entenda venha a consumí-la

num crime sem perdão.



Uma mulher bonita é como a morte

um desafio permanente e inevitável

que se deve enfrentar de qualquer jeito.



Álvaro Pacheco

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sexta-feira, 15 de maio de 2009

Século XVIII - Madame Pompadour

Madame Pompadour foi símbolo da graça, do espírito, da elegância e do bom gosto de sua época, os meados do século XVIII, na corte do Rei Sol, Luiz XV de quem era amante.

Olhos negros e vivos, tez de porcelana, muito rouge nas faces. Laços de fita, pérolas e flores, cambraias e organdis nas cores preferidas do Rei Sol: azul-Nattier e rosa de Barry, retratando muito bem a moda desse tempo.


Retrato pintado por François Boucher, onde ela traja um vestido em verde, mangas bufantes e uma saia tão fartamente franzida. Fru-fru de renda no pescoço e detalhe de flores no decote e nos cabelos.




Retrato pintado por François Boucher, onde ela exibe um vestido azul-Nattier estremamente cheio de detalhes. Laços de fita no peitilho, nas mangas com babados vaporosos e no pescoço dando-lhe uma graça sem igual. Flores nos cabelos, no decote, na saia e um arranjo maior dando acabamento no decote.




Retrato pintado por François Boucher - Detalhe do peitilho do vestido com laços de fita. No pescoço frufru de rendas e pérolas. Rendas contornando todo o decote e, uma única rosa o arrematando.




Retrato pintado por Rosalba Carrieri, onde ela exibe um decote ornado de flores e também nos seus cabelos.

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sábado, 9 de maio de 2009

Combinações



Houve um tempo em que as mulheres usavam combinação por baixo das roupas. Eram peças muito delicadas e como não podiam deixar de ser, eram também usadas como armas de sedução. Mesmo sem mostrá-las elas se sentiam sedutoras.
Havia também as anáguas, com muita renda, babados e fitas que, principalmente as adolescentes, deixavam aparecer parte delas num gesto de ingênua vaidade.
As anáguas com babados não se usam mais, mas as combinações são usadas como vestidos de festa, um sonho que virou realidade.


Ah! se eu pudesse dançar com a minha Lingerie. (1951)



Ah! se ele pudesse me ver com a minha Lingerie. (1951)


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Perfumaria



PERFUMARIA

Flora Figueiredo

Há dias de se acordar tão feminina!
Gata, sereia, bailarina,
sedas, laços e batom.
O corpo é doce, o beijo é bom,
a vida é orquestra: eu maestrina.
É dia de viver celeremente.
Antes que o encanto rache
ou que o ciclone aumente,
lavo-me em mel e purpurina.
Mas toca o telefone, a flauta desafina,
e eu visto a couraça novamente.

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sexta-feira, 1 de maio de 2009

O Vestido de Adélia



O Vestido

Adélia Prado

No armário do meu quarto escondo de tempo e traça meu vestido estampado em fundo preto.
É de seda macia desenhada em campânulas vermelhas à ponta de longas hastes delicadas.
Eu o quis com paixão e o vesti como um rito, meu vestido de amante.
Ficou meu cheiro nele, meu sonho, meu corpo ido.
É só tocá-lo, volatiza-se a memória guardada:
eu estou no cinema e deixo que segurem minha mão.
De tempo e traça meu vestido me guarda
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