Faceirice – qualidade ou modos de faceiro; elegância; denguice; garridice.
Faceirice
Faceirice faz parte da natureza da mulher. Ser faceira é querer estar bonita. Ser bonita não é necessariamente estar na última moda, ser super sexy, ser candidata a miss ou super sofisticada.. A beleza pode estar em algum detalhe, num certo modo de sorrir, num olhar, num jeito de falar. Ser bonita é estar bem consigo mesma, é se cuidar, cuidar da pele, do corpo, dos cabelos... Ser bonita é se gostar. Ser bonita é simplesmente ser.
Não pretendo falar sobre moda, pois disto eu não entendo, apenas mostrar, do meu jeito, essa faceirice, que sempre existiu desde o princípio dos tempos, em todos os lugares e entre todos os povos, independente de sexo, raça e classe social..
À esquerda: “Lírio do vale” chama-se esta combinação em crepe de seda pura, com a aplicação das delicadas flores e com o peitilho de renda de Alençon finamente bordado.
Em baixo: Formam um raro enfeite as flores-de-lis aplicadas no peitilho deste outro modelo com preguinhas à altura da cintura.
De seda pura e clássica beleza no feitio, sendo, desta vez as elegantes folhas o delicado adorno.
Em cima: Delicioso em seu aspecto juvenil, esta outra é em crepe de “rayon”, com bordados de lindas pequenas rosas e original motivo de enfeite.
À esquerda: A pala de renda de Val dá discrição a esta combinação de seda pura, sem mangas; acrescentam um toque de fino gosto as flores bordadas.
DEFINIÇÃO: Combinação: peça íntima, feita com tecidos leves e maleáveis, como um vestido de alça. O primeiro tipo de combinação apareceu na moda na década de trinta do século XX e tornou-se popular na década de cinqüenta
Estas das fotos são de 1952 - Dê dois cliques para ver melhor os detalhes. Vale a pena! ........................