Faceirice

Faceirice faz parte da natureza da mulher. Ser faceira é querer estar bonita.
Ser bonita não é necessariamente estar na última moda, ser super sexy, ser candidata a miss ou super sofisticada.. A beleza pode estar em algum detalhe, num certo modo de sorrir, num olhar, num jeito de falar. Ser bonita é estar bem consigo mesma, é se cuidar, cuidar da pele, do corpo, dos cabelos... Ser bonita é se gostar.
Ser bonita é simplesmente ser.

Não pretendo falar sobre moda, pois disto eu não entendo, apenas mostrar, do meu jeito, essa faceirice, que sempre existiu desde o princípio dos tempos, em todos os lugares e entre todos os povos, independente de sexo, raça e classe social..

CRIADO EM 21 DE ABRIL DE 2009

Seguidores

domingo, 24 de maio de 2009

Perfume



“O prazer do perfume está entre as mais elegantes e também mais respeitáveis satisfações da vida” ( (Plínio, século I)


Os perfumes, atravessam a noite dos tempos, desde as mais antigas civilizações, servindo tanto para atrair e agradar aos deuses, como para envolver os amantes em uma aura de magia e sedução. Para nos trazer, à lembrança, lugares, pessoas e situações, para nos dar a sensação de harmonia ou para nos tornar mais atraentes.
Foi queimando certas madeiras e resinas que o homem primitivo descobriu o perfume. Daí a origem do nome, que vem de pro fumo (através da fumaça). A ligação com o sagrado das substâncias aromáticas incitou a curiosidade dos povos da Antigüidade, que logo saíram à procura de essências raras para agradar aos deuses. E nesse ambiente de êxtase e magia foram descobertos outros prazeres sensuais.
As mãos da deusa mulher ungiam o corpo de seus favoritos com pomadas delicadas, exalando a rosas, tuberosas, íris e sândalo, transformando os elementos sacros em profanos elixir do amor.
Cleópatra, para conquistar Marco Antônio, usou em seu barco um perfume indescritivelmente rico, exalado de inúmeros incensórios. Além disso, num dos banquetes oferecidos a Marco Antônio, ela encheu a sala com rosas numa altura de um pé e meio, e também o seu leito para o amor era coberto com pétalas de rosas.
Em 1580 - com a Renascença na Europa, cresce o desenvolvimento da perfumaria.
Em 1665 - surge a primeira fábrica de vidro para perfumaria na França, a Saint Gobain, em atividade até os dias de hoje.
Em 1700 - já existe 300 fabricantes de perfume e 2.000 lojas na Europa.
Em 1714 – surge em Colônia, na Alemanha, a primeira água de colônia que tem o seu nome por causa do nome da cidade.
Em torno de 1750 - Madame Pompadour, amante do rei Luís XV, usa o seu poder para influenciar a corte de Versailhes ajudando a popularizar o banho. Ela gastava horas no toalete, banhava-se com sabonetes de lavanda e outras flores com um toque herbáceo. Usava para os penteados, pomadas perfumadas. Espalhava em seus aposentos, incensários e recipientes de porcelana para poutpourris, enriquecidos de especiarias.
Em 1790 – Mulhens cria a água de colônia 4711 que tem esse nome por causa do número de sua casa.
Em 1800 – as cidades de Grasse e Paris ganham reputação na produção de perfumes.
Em 1830 – descobre-se o processo de extração química dos óleos essenciais.
A partir desta época a perfumaria tomou grande vulto no mundo ocidental, propiciando o aparecimento de grande perfumistas e criação de grandes marcas
Em 1861 – Guerlain cria a Eau Imperiale para a imperatriz Eugênia, uma mistura de notas cítricas e lavanda.
Em 1868 – Os cheiros naturais foram sintetizados pela química.
Em 1882 - foi lançado o perfume Fougére Royale (Houbigan);
Em 1889 - Guerlain cria o Jicky, com essências de íris, bergamota e lavanda, moderno e apresentado num elegante frasco de cristal Baccarat.
Em 1910 - Coty era o mais chic e famoso perfumista de Paris.
Em 1926 - Foi criado o Chanel nº 5, à base de aldeído, que combina rosa, jasmim e vetiver, entre outras flores, que é sucesso até os dias de hoje.

....................................................................................

6 comentários:

  1. Imagina querida Estela, você pode pegar a imagem que quiser. Afinal está postado e você é minha amiga.
    Obrigada por me avisar mesmo assim.
    O seu Blog está uma loucura, posso pegar essa imagem da mulher com o perfume ? Eu gosto de imagens para o meu Blog Borboleta Azul de Decoupage...

    Beijo.

    Jacque

    ResponderExcluir
  2. A Primavera está no ar. Aproveite-a para ganhar!

    Se está a pensar comprar produtos da Estée Lauder, Clinique, Tommy Hilfiger, DKNY, Sean John, Lab Series e Aramis, aqui fica uma dica:
    Até ao final de Maio na compra destes produtos ganha prémios exclusivos!

    Para mais informações visite o site Promoção Primavera da Socosmet:
    http://www.promocaoprimavera.com/

    ResponderExcluir
  3. Ola Estela que aroma a perfume exala o teu blog.
    Chanel nº 5, adoro amiga. A imagem e o post estão um mimo.
    Uma boa semana para ti, beijo de luz

    ResponderExcluir
  4. tenho usado pouco perfume ultimamente... sempre me esqueço. essa foto me inspirou! amanhã vou usar um bem gostoso!!!

    ResponderExcluir
  5. Estela, se você soubesse quantos perfumes eu tenho! Franceses, italianos, norte-americanos e por aí vai. São mais de 100. E eu adoro perfumar-me. Ai, é tão gostoso! Depois do banho, mesmo se vou ficar em casa, eu me perfumo. Delícia de post. Aparece no FEMININA e no AMOR. As pessoas se esquecem fácil da gente.
    Um beijo,
    Renata

    ResponderExcluir
  6. Toda pessoa vaidosa gosta de se perfumar.Embora algumas prefiram fragâncias suaves ao invés de adocicadas. Eu gosto das duas!!!! Um perfume que uso e todo mundo acha cheiroso é Jadore. bjs

    ResponderExcluir