Faceirice

Faceirice faz parte da natureza da mulher. Ser faceira é querer estar bonita.
Ser bonita não é necessariamente estar na última moda, ser super sexy, ser candidata a miss ou super sofisticada.. A beleza pode estar em algum detalhe, num certo modo de sorrir, num olhar, num jeito de falar. Ser bonita é estar bem consigo mesma, é se cuidar, cuidar da pele, do corpo, dos cabelos... Ser bonita é se gostar.
Ser bonita é simplesmente ser.

Não pretendo falar sobre moda, pois disto eu não entendo, apenas mostrar, do meu jeito, essa faceirice, que sempre existiu desde o princípio dos tempos, em todos os lugares e entre todos os povos, independente de sexo, raça e classe social..

CRIADO EM 21 DE ABRIL DE 2009

Seguidores

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Século XVIII - Madame Pompadour

Madame Pompadour foi símbolo da graça, do espírito, da elegância e do bom gosto de sua época, os meados do século XVIII, na corte do Rei Sol, Luiz XV de quem era amante.

Olhos negros e vivos, tez de porcelana, muito rouge nas faces. Laços de fita, pérolas e flores, cambraias e organdis nas cores preferidas do Rei Sol: azul-Nattier e rosa de Barry, retratando muito bem a moda desse tempo.


Retrato pintado por François Boucher, onde ela traja um vestido em verde, mangas bufantes e uma saia tão fartamente franzida. Fru-fru de renda no pescoço e detalhe de flores no decote e nos cabelos.




Retrato pintado por François Boucher, onde ela exibe um vestido azul-Nattier estremamente cheio de detalhes. Laços de fita no peitilho, nas mangas com babados vaporosos e no pescoço dando-lhe uma graça sem igual. Flores nos cabelos, no decote, na saia e um arranjo maior dando acabamento no decote.




Retrato pintado por François Boucher - Detalhe do peitilho do vestido com laços de fita. No pescoço frufru de rendas e pérolas. Rendas contornando todo o decote e, uma única rosa o arrematando.




Retrato pintado por Rosalba Carrieri, onde ela exibe um decote ornado de flores e também nos seus cabelos.

.....................................................................................

4 comentários:

  1. Ola cheguei aqui atraves do blog de um amigo e gostei do que vi.
    Qual a mulher que não gosta de surpreender, de se apresentar bela não só para os outros mas para si própria.
    Vou voltar, até lá, de Portugal, de mim para si um beijo de luz.
    Isa

    ResponderExcluir
  2. Delicio-me com esta elegância, este glamour, ainda que as mulheres não tivessem os direitos e a liberdade de ser que têm hoje, o 'ser' feminina devia ser algo fantástico!

    ResponderExcluir
  3. Apesar do sacrificio de uma época passada gosto muito do romantismo deste tempo.Gostei de saber desta bela mulher vaidosa e feminina...

    Beijinhos

    Maria

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus,Estela!
    Mon Dieu!

    Quando eu tinha de 10 para 11 anos lia escondido as biografias de Madame Bovary e
    Madame Pompadour.nessa época passei um grande aperto quando em uma redação sobre a primavera eu escrevi sobre a luxúria das flores e não tive jeito senão explicar das
    leituras dos romances de mamãe.Benditas mulheres que amaram e se fizeram amar sem reprimirseus suspiros e encantos.
    Viva! Adorei este presente,obrigada

    Cris.

    PS-Já ´postei o presentinho do coração.Amei.

    ResponderExcluir